Pesquisar no site


Contato

Michelle Louise
Rio de janeiro- RJ

55 (021) 7848-1660 NEXTEL: 87*33369 . .
55(021) 3169-1769

E-mail: canillabrador@gmail.com

Enquete

Qual a sua cor preferida?

Doenças Genéticas

29/09/2010 18:05

 Quais as doenças geneticas comuns dos Labradores ?

O Labrador é uma raça muito resistente às gastroenterites infecciosas como a Parvovirose e a Coronavirose. As doenças de transmissão hereditária mais comuns são a  Displasia Coxofemoral, a Displasia de Cotovelo, a Atrofia Retiniana Progressiva, e a Catarata. Devido ao Labrador adorar nadar e ao seu tipo de orelha, eles possuem uma tendência a apresentarem otites. Uma outra característica importante é a tendência a  obesidade, que deve ser evitada pois pode trazer vários problemas para a saúde do animal.

 

- O que é a Displasia Coxofemoral?

    A Displasia Coxofemoral é uma doença que afeta principalmente animais de médio e  grande porte. Devido a uma instabilidade articular presente na região, ocorre uma má formação da articulação do fêmur com o acetábulo, levando a Displasia. Existem várias etiologias que podem levar a instabilidade articular, entre elas a Genética (herânça  poligênica quantitativa), alterações hormonais, as dietas de alta densidade (elevados  níveis de proteína, cálcio, fósforo, energia), e a deficiência de vitâmina C (não formará  corretamente os ligamentos, tendões). É importante ressaltar que a Displasia Coxofemoral é um problema genético em primeiro lugar, e os demais fatores podem piorar o quadro da doença se o animal tiver a predisposição genética.
    Os sintomas são variados, e nem sempre são compatíveis com o achado radiológico. Podem ocorrer dificuldade para andar, correr, subir escadas; dorso arqueado;hipertrofia de anteriores e atrofia dos posteriores; aumento de volume na região do trocânter maior do fêmur; dor na região da articulação.
O laudo de displasia deve ser feito após o animal ter completado o seu desenvolvimento ósseo (15-18 meses), e a classificação é a seguinte:

- HD  -, A, OFA excelent e good   : animal normal;
- HD+/-, B, OFA fair e boderline   : animal suspeito;
- HD +, C, OFA mild   : displasia leve (aceita-se o acasalamento)
- HD ++, D, OFA moderate  : displasia média (não pode acasalar)
- HD +++, E, OFA severe  : displasia grave (não pode acasalar)

Saiba mais sobre a displasiano link: DISPLASIA COXO-FEMURAL